Home » Sem categoria »

O Acesso Vascular tipo Port oferece um modo simples de entrada (acesso) em um vaso sanguíneo, que pode ser utilizado para ministrar fluidos, produtos hematológicos, soluções de nutrientes ou medicações na corrente sanguínea. Também poderá ser utilizado para obtenção de amostras sanguíneas, eliminando-se a necessidade de picadas frequentes e dolorosas nas veias.
O Cateter Totalmente Implantável (Port) possui duas partes principais: o septo, uma pequena câmara com a parte superior emborrachada, e o cateter, um tubo oco e flexível. Uma extremidade do cateter será conectada ao port e a outra será posicionada no interior de um grande vaso sanguíneo. Uma agulha será inserida através do septo para ministrar os fluidos e o cateter os leva até a corrente sanguínea.O port e o cateter serão totalmente colocados sob a pele(Implantados)
O Port pode ser com câmara simples ou dupla, de metal (titânio) ou de plástico. O médico irá selecionar o modelo apropriado para o tratamento.

Como o Sistema de Acesso Vascular tipo Port é inserido?
O seu médico fará a introdução do sistema através de um simples procedimento cirúrgico, realizado sob sedação consciente e anestesia local, que dura aproximadamente uma hora.O médico deverá escolher o local mais adequado, geralmente sendo colocado entre as áreas superior e média do peito, não sendo um procedimento doloroso.
É feita uma pequena incisão (3-4cm) onde será criada uma pequena bolsa onde será introduzido o port. O cateter, já introduzido numa veia (em geral jugular ou subclávia), é conectado ao port. Uma sutura na pele é realizada e uma radiografia é realizada para certificar-se da adequada localização do port e do cateter.
Pequenos curativos estéreis deverão cobrir a incisão durante alguns dias até a cicatrização da(s) mesma(s). Após a cicatrização, não há necessidade de curativos. Os pontos, normalmente serão dissolvidos em algumas semanas. Uma vez que o curativo tenha sido removido, você poderá perceber o port como uma pequena saliência sob a pele, com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro.
A área em torno do port poderá permanecer inchada e sensível por alguns poucos dias. O sistema já poderá ser utilizado no mesmo dia de sua inserção, ou o médico poderá optar por esperar até a total cicatrização antes de fazer uso do mesmo. 

Como o Sistema de Acesso Vascular tipo Port é utilizado?
Para a utilização do Port, uma agulha especial (agulha de Huber) é introduzida através da pele pelo septo saliente do port. Essas agulhas possuem um desenho especial para não deixarem orifícios no septo do port quando forem removidas. Líquidos ou medicamentos fluirão através da agulha para dentro da câmara, passarão através do cateter e entrarão na corrente sanguínea. Na maioria das vezes, a introdução da agulha é indolor. Após a administração do fluido, a agulha será removida. Em casos onde há necessidade de permanência do acesso venoso, a mesma agulha poderá permanecer no local por até uma semana antes de ser trocada. Nesse caso um curativo estéril deverá ser colocado sobre a agulha, a fim de a prevenir infecções e estabilizar a agulha no septo do port.

Cuidados com o Sistema de Acesso Vascular tipo Port
O sistema não requer cuidados diários pelo paciente. Nenhuma parte dele permanece fora do corpo. Desta forma, uma vez que a incisão tenha cicatrizado, não haverá nenhuma restrição às atividades diárias. A maioria dos pacientes permanece com suas atividades normais, incluindo duchas, banhos e nado. Apenas a pele sobre o port deve ser protegida, evitando tiras de sutiãs ou suspensórios que possam causar fricção ou pressão. Cintos de segurança também não devem ficar sobre o port.
Após cada utilização, o cateter será `lavado´ com solução salina e/ou heparina para evitar trombose (oclusão/entupimento) do sistema. A cada quatro semanas o sistema deverá ser `lavado´ também. 

O Port interfere com testes de diagnósticos?
Não. O port não deverá afetar a qualidade de imagens de tomografia nem de ressonância magnética.

Por quanto tempo o Sistema de Acesso Vascular tipo Port poderá permanecer no local?
Poderá permanecer no local o tempo que for necessário. Na ausência de infecções, o sistema poderá ficar no corpo por anos seguidos.Quando não for mais necessário, o port poderá ser removido, sem problemas, por pequeno procedimento cirúrgico local. 

O port poderá disparar detectores de metal nos aeroportos?
A quantidade de metal no sistema é muito pequena para disparar os alarmes típicos de metais. Entretanto, caso um alarme venha a ser disparado, mostre ao funcionário seu cartão de informações sobre o Sistema de Acesso Vascular tipo Port.

Fornos de micro-ondas ou outros eletrodomésticos podem afetar o Port?
O Port não possui componentes elétricos, não oferecendo riscos a utilização de eletrodomésticos próximos ao mesmo. 

Complicações
A utilização do cateter totalmente implantável tipo Port envolve riscos em potencial associados com a utilização de qualquer dispositivo implantado. Por exemplo casos de hematoma, rejeição a implantes, oclusão de cateter, mau posicionamento de cateteres, migração de dispositivos, desconexão de cateteres ou extravazamento de medicamentos. Porém com a utilização de materiais de qualidade e seguindo as orientações médicas as vantagens em conforto e segurança do paciente são extremamente satisfatórias.

Compartilhe!

Angiolux